Na solenidade
da assunção de Maria, a liturgia propõe para o evangelho, o texto de Lucas
1,39-56, trecho que compreende a visitação de Maria à sua parenta Isabel, cujo
ápice é a proclamação das maravilhas cumpridas por Deus ao longo da história da
salvação, através do cântico que Lucas põe nos lábios de Maria, o Magnificat.
Concentraremos a nossa reflexão somente no texto evangélico proposto, sem colocar
em discussão as outras leituras propostas pela liturgia, nem as afirmações do
dogma da Assunção, proclamado em 1950 pelo papa Pio XII.
Este é um dos
trechos mais apreciados do Evangelho segundo Lucas, sobretudo, nas tradições católicas,
devido a relevância dada à figura de Maria. É uma das raras cenas do Novo
Testamento que tem somente mulheres como protagonistas, o que indica sua importância
e peculiaridade. Com isso, o evangelista preconiza o início de uma nova história
para a humanidade, com novas perspectivas e esperanças; essa história será
escrita a partir dos pobres, desprezados e marginalizados da sociedade, como
eram as mulheres na época em que o Evangelho foi escrito. Como pessoas simples e
humildes, Maria e Isabel, protagonistas do episódio, são uma prova de que o
Deus de Israel tem um lado na história: o lado dos pobres, humildes e
marginalizados, a quem ele dirige o seu olhar misericordioso (cf. v. 48). O
contexto do episódio é o da dupla anunciação: do nascimento de João a Zacarias,
esposo de Isabel (cf. Lc 1,5-25), e do nascimento de Jesus a Maria (cf. Lc
1,26-38), dentro do chamado “Evangelho da Infância”, em Lucas.
Após a
retirada do anjo de perto dela (cf. Lc 1,38), tendo ficado embaraçada com o
anúncio (cf. Lc 1,29), Maria tomou a firme decisão de ir visitar sua parenta,
certamente com o propósito de confirmar a veracidade do anúncio feito pelo
anjo: “Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este
é o sexto mês para aquela que a chamavam de estéril” (cf. Lc 1,36).
Realmente, a gravidez de uma mulher estéril e anciã seria tão surpreendente
quanto a de uma jovem sem relação com homem. Por isso, Maria não pensou duas
vezes e “partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia” (v. 39). Muito se tem discutido a respeito da
finalidade dessa partida tão apressada. As interpretações mais populares e
devocionais atribuem essa partida à vontade de Maria de servir, de ajudar à sua
parenta. Porém, o texto não aponta necessariamente para isso.
Podemos afirmar sem dificuldade que Maria pôs-se a caminho para a casa
de Isabel com o intuito de comprovar a veracidade do anúncio da parte do anjo.
Como uma mulher atenta e perspicaz, sensível aos sinais dos tempos, ela fez bem
em conferir esse fato. Isso apenas comprova que era uma mulher prudente, de fé
sólida. Além disso, o texto revela, de modo antecipado, muitos aspectos da
teologia tratada por Lucas ao longo de toda a sua obra (Evangelho segundo Lucas
e Atos dos Apóstolos). É típico de Lucas, o movimento, o sair de si. O
constante partir de um lugar para outro é um traço característico deste Evangelho,
principalmente da parte de Jesus com os discípulos. Essa partida imediata de
Maria faz dela um modelo de discípula e, ao mesmo tempo, inaugura o primeiro
movimento de Jesus: ainda no ventre, Ele já estava inquieto e pronto a romper
qualquer situação de estabilidade e tranquilidade, mesmo enfrentando
adversidades e perigos, como Maria enfrentou ao partir sozinha para uma região
montanhosa e de difícil acesso.
O fato de Maria não ter ido à casa de Isabel apenas para servi-la não
diminui o seu papel e o seu valor. Antes de tudo, merece atenção e reverência a
sua coragem e determinação de partir sozinha e apressada para uma região
distante, percorrendo caminhos difíceis e perigosos. Para uma mulher, isso era
praticamente inadmissível, e ela, com muita audácia o fez, rompendo muitas
barreiras, antecipando o papel da Igreja, da qual ela é modelo: romper
barreiras, colocar-se em estado constante de saída, independente do perigo a
ser enfrentado.
Ao chegar ao destino, Maria “Entrou na casa de Zacarias e
cumprimentou Isabel” (v. 40). Muito mais que cumprimentar, o verbo “saudar”
seria mais apropriado na tradução do texto, por ser mais compatível com a
língua original e o contexto em questão. A expressão hebraica para a saudação é
desejar a paz (em hebraico: shalom). Ao enviar os discípulos em missão,
Jesus ordenou que eles desejassem a paz em cada casa que entrassem (cf. Lc
10,5). Aqui, mais uma vez, Maria antecipa a atitude de cada discípulo e
discípula: ser portador (a) da paz! Como mulher inovadora e corajosa, ela
ignora a tradição patriarcal e saúda a mulher em lugar do homem (v. 40). Assim,
ela provoca uma verdadeira revolução e inversão de valores nas relações
sociais, como aprofundará no seu hino, o Magnificat. Na sociedade do seu
tempo, quem deveria ser saudado era o dono da casa; saudando a mulher, ela
afirma que um tempo novo está surgindo, com novas relações e uma nova ordem.
A saudação de Maria irradia paz no ambiente, a ponto de fazer até mesmo
a criança, ainda no ventre, agitar-se (v. 41a). Isso porque Isabel fica “cheia
do Espírito Santo” (v. 41b). Trata-se do mesmo Espírito prometido pelo anjo
a Maria no momento do anúncio: “O Espírito Santo descerá sobre ti” (cf.
Lc 1,35a). Como força vital, o Espírito Santo é luz irradiante e interpelante,
que pode ser sentido quando transmitido por pessoas cheias dele, como Maria. A
atitude de Isabel não poderia ser outra, senão exclamar, gritando: “Bendita
és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (v. 42). É
a palavra profética que nela se atualiza. Sabendo que Maria carregava dentro de
si o Messias, isso fazia dela a mais “bendita” entre todas as mulheres. Assim,
Isabel torna-se a primeira a proclamar as “bem-aventuranças” no Evangelho
segundo Lucas. Ora, gerar filhos na mentalidade bíblica, era sinal de
bem-aventurança e bênção; uma confirmação de que se tinha Deus a seu favor.
Logo, gerar o Messias seria prova de uma dignidade inigualável.
Tendo composto seu Evangelho com muita atenção para a Escritura
hebraica, o Antigo Testamento, Lucas procura atualizá-lo no “evento Cristo”. Assim,
na continuação da exclamação de Isabel, o evangelista desenha Maria como a nova
“Arca da Aliança”. Como sabemos, na arca da aliança eram guardadas as tábuas da
lei, sinal máximo da presença de Deus no meio do seu povo. Com a exclamação de
Isabel: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? ”
(v. 43), Lucas relembra e atualiza as palavras de Davi quando estava para
receber a Arca em sua casa: “Como virá a Arca de Iahweh para minha
casa?” (2 Sm 6,9). Portanto, Lucas percebe em Maria a arca da nova aliança,
não mais portadora da Lei, mas portadora do amor e da misericórdia de Deus.
Davi exclamou com medo (cf. 2 Sm 6,10), enquanto Isabel exclamou de alegria, o
que mostra que Lei escraviza e o amor liberta.
E, mais uma vez, Maria é reconhecida como bem-aventurada: “Bem-aventurada
aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu” (v.
45). Além de exaltar as qualidades de Maria, as palavras de Isabel são também
uma repreensão ao seu esposo Zacarias, o qual, ao contrário de Maria, não
acreditou no anúncio do anjo (cf. Lc 1,20), por isso ficou mudo até que o
menino nascesse. Isabel combate a incredulidade do marido e reforça a sua fé
renovada pela presença de Maria, como ela confessou: “Será cumprido o
que o Senhor lhe prometeu” (v. 45b). Ao repreender a incredulidade do
esposo Zacarias, um sacerdote, Isabel proclama a decadência da antiga religião
oficial, demonstrando que somente os pobres, simples e humildes são capazes de acolher
as intuições do Espírito Santo, como Maria. Assim, a religião do rigor e da Lei
está completamente falida.
Provavelmente constrangida com tantos elogios da parte da sua parenta,
Maria a interrompe e, exultando de alegria, expressa seu louvor a Deus com o
seu cântico, conhecido como Magnificat (vv. 46-54). Isso
reflete também a preocupação do evangelista com a construção futura da imagem
de Maria na Igreja; o centro do culto e da vida cristã é sempre Deus, pois é
ele o autor das maravilhas operadas e, portanto, é a ele que o reconhecimento e
o louvor devem ser dirigidos. O Magnificat é o primeiro dos cânticos
que Lucas apresenta em seu Evangelho. Trata-se de uma composição que sintetiza
todo o Antigo Testamento. Lucas faz uma construção nova com pedras antigas,
pois o texto é um verdadeiro mosaico de citações do Antigo Testamento. A
estrutura geral é tomada do cântico de Ana (cf. 1Sm 2,1-10), o que se explica
pela semelhança das duas situações, uma vez que, assim como Isabel, também Ana era
considerada estéril e concebeu um profeta, Samuel, como Isabel concebeu João
Batista. Se Isabel estava maravilhada por contemplar grandes coisas (vv.
42-45), Maria lhe ajuda a compreender melhor tal situação, convidando-lhe a
olhar para a história e perceber que, na verdade, esse Deus de Israel nunca
esqueceu o seu povo, sempre fez grandes coisas em seu favor e, portanto, é a
Ele que o louvor deve ser dirigido. Tudo o que estava acontecendo era dom de
Deus.
Maria personifica todo o Israel e resume os grandes feitos de Deus na
história, destacando, sobretudo, a sua predileção pelos pobres, humildes e
humilhados. Quando reconhece que “o Todo-Poderoso fez e faz grandes coisas”
(v. 49), ao mesmo tempo se afirma que não há outros poderosos, exatamente
porque devem ser derrubados de seus falsos tronos (v. 52). É o início do
cumprimento das antigas promessas, agora sob a responsabilidade de Jesus e a
comunidade dos discípulos, da qual Maria é modelo. A versão lucana das
bem-aventuranças e maldições é também aqui antecipada: a expressão “Encheu
de bens os famintos” (v. 53a) antecipa as bem-aventuranças
dirigidas aos pobres (cf. Lc 6,20-21); já a expressão “Despediu os
ricos de mãos vazias” (v. 53b) antecipa as repreensões – ai de vós – dirigidas aos ricos (cf. Lc 6,24-25). É, sem
dúvidas, a síntese da oração de Israel que deverá ser continuada pela
comunidade dos discípulos, a Igreja cristã.
A conclusão do texto reafirma a imagem de Maria como arca da nova
aliança: “Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa” (v.
56). Uma expressão muito parecida aparece em 2Sm 6,11: “A Arca de
Iahweh ficou três meses na casa de Obed-Edom de Gat, e Iahweh abençoou a
Obed-Edom e a toda a sua família”. A presença de Maria na casa de
Isabel foi, com certeza, a confirmação da bênção de Deus sobre ela, seu esposo
Zacarias e o filho esperado, João Batista. Na arca da nova aliança não há
tábuas da Lei, não há norma nem preceito, há apenas Jesus, expressão máxima do
amor e da misericórdia de Deus para com a humanidade.
Pe. Francisco
Cornelio Freire Rodrigues – Diocese de Mossoró-RN
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