Com a proximidade do final do ano litúrgico, o tema da vigilância passa a ocupar o centro da liturgia. Por isso, nos três últimos domingos do ano litúrgico corrente, o evangelho é retirado do chamado “discurso escatológico”, que é o último dos cinco grandes discursos atribuídos a Jesus no Evangelho segundo Mateus (Mt 24–25). É importante, de antemão, ressaltar que a ênfase dada à vigilância não visa provocar medo, mas reavivar e aumentar nos cristãos a esperança na realização plena do Reino de Deus. No discurso escatológico, prevalece o gênero literário apocalíptico, o que o torna tão enigmático e provocativo. Por isso, é necessário compreender bem o texto, para que sua mensagem de encorajamento e esperança não se torne causa de medo e terror. Embora o discurso compreenda os capítulos 24 e 25, a liturgia dominical utiliza apenas o capítulo 25, o qual é composto de três grandes parábolas, sendo que o evangelho de hoje corresponde à primeira: a parábola das dez virgens (ou jovens) – Mt 25,1-13. As outras duas serão lidas próximos dois domingos.
Além da posição privilegiada que ocupa no Evangelho, a
parábola das dez virgens se destaca pela peculiaridade das personagens. Ora, em
todos os evangelhos, somente quatro parábolas têm mulheres como protagonistas,
sendo a maioria exclusividade de Lucas: a parábola do fermento na massa (Mt
13,33; Lc 13,20-21), a parábola da moeda perdida (Lc 15,8-10) a parábola do
juiz injusto e a viúva persistente (Lc 10,1-8), e esta das dez virgens (Mt
25,1-13), sendo das quatro a única exclusiva de Mateus. Logo, estamos diante de
uma obra prima de Mateus, que evidencia uma grande valorização da mulher
justamente quando o seu Evangelho se aproxima do ponto culminante. Ainda a nível
de contexto, é importante recordar a situação da comunidade do evangelista,
destinatária primeira do Evangelho. Quase cinquenta anos separam os eventos da
paixão, morte e ressurreição de Jesus da redação do Evangelho. Muitas coisas
aconteceram nesse intervalo de tempo, gerando consequências para a vida da
comunidade, chegando a abalar a fé, a esperança e a unidade dos cristãos e
cristãs. Por isso, a comunidade mateana vivia uma situação de crise, tanto por
causas externas quanto internas. As causas externas eram as perseguições da
parte do judaísmo ortodoxo e do império romano; as causas internas eram os
conflitos entre os membros da própria comunidade, divididos entre os de origem
judaica e aqueles de origem pagã. O Evangelho segundo Mateus é, portanto, um
conjunto de respostas a tudo isso.
No caso específico da parábola que hoje lemos na
liturgia, essa é a resposta à crise de fé e de identidade pela qual passava a
comunidade, devido à diminuição no fervor de seus membros. Ora, tendo se
passado já quase cinquenta anos da ressurreição, os cristãos não viam suas
vidas melhorarem, pelo contrário, até pioravam devido às perseguições. O
resultado disso era uma fé cada vez menos viva e sem esperança. Era preciso,
portanto, reanimar, encorajar e despertar na comunidade a esperança e o ardor
da fé inicial. Ao desânimo, o evangelista pede uma atitude de vigilância. A
comunidade deve estar sempre pronta para encontrar-se com o Senhor a qualquer
momento. Na verdade, segundo o evangelista, o ideal é viver na certeza de que o
Senhor nunca se ausentou, mas está sempre presente na comunidade, exatamente
por ser o “Deus conosco” (Mt 1,23; 18,20 28,20). Isso exige solicitude para
reconhecê-lo, e é exatamente o que a parábola das dez virgens quer suscitar. Devido
à extensão e ao gênero do texto, não comentaremos versículo por versículo, mas
procuraremos colher a sua mensagem central, embora seja necessário, mesmo
assim, observar cuidadosamente algumas expressões particulares.
Assim diz o texto em seu início: “O Reino dos Céus
é como a história das dez virgens que pegaram suas lâmpadas e foram ao encontro
do noivo” (v. 1). Essa é a última parábola do Evangelho de Mateus em que o
Reino dos Céus é explicitamente comparado a uma realidade concreta e conhecida
do auditório de Jesus e da comunidade do evangelista. É uma parábola de alcance
e interesses universais. A expressão “dez virgens” (em grego: δέκα παρθένοις – déka parténois) evoca o universalismo da
comunidade. Dez é um número que expressa totalidade e univerasalismo, ao
contrário do número doze que possui um valor simbólico restrito a Israel. Com
esse pequeno detalhe, Jesus e o evangelista dão um salto de qualidade
considerável à mensagem: o Reino dos Céus já extrapolou os limites de Israel, é
destinado a toda a humanidade. A imagem do matrimônio não era novidade na
linguagem de Jesus e nem no judaísmo. Desde o profeta Oséias, a relação entre
Deus e seu povo é apresentada em linguagem matrimonial. A novidade de Jesus
consiste em ampliar o alcance da imagem, cuja noiva-esposa deixa de ser Israel e
passa a ser a humanidade inteira. Por sinal, a parábola não fala da noiva; por
ela, subentende-se toda a humanidade, uma vez que é o próprio Jesus o
noivo-esposo.
Para compreender melhor a parábola e sua mensagem, é
necessário entender como era celebrada uma festa de casamento na época e,
especialmente, qual era o papel das jovens virgens. Sem essa compreensão,
pode-se imaginar, à primeira vista, que as dez virgens estivissem disputando um
único noivo, ou até mesmo que o texto retrate um matrimônio poligâmico. Por
isso, é importante a explicação do episódio. Em Israel e em muitas sociedades
antigas orientais, o casamento era realizado por etapas ou fases. A primeira
fase, chamada de fase da promessa, durava um ano. Os noivos consideravam-se já
casados, embora continuassem a viver cada um com seus pais. Era o período para
as famílias acertarem os acordos econômicos, pois o casamento era um negócio, e
prepararem a festa. Completado o ano, o casamento era finalmente festejado e
consumado. No dia marcado, o noivo ia com seus amigos até a casa da noiva. Em
sua casa, a noiva reunia suas melhores amigas para esperar o noivo. Após a
chegada do noivo, a noiva se despedia dos seus pais, deixava sua casa e ia para
a casa do noivo, ao seu lado, onde acontecia a festa, que durava em média uma
semana. Formava-se assim, o cortejo nupcial da casa da noiva para a casa do
noivo. Isso deveria acontecer no início da noite, de modo que o cortejo era
iluminado pelas lâmpadas que as moças amigas da noiva levavam. Para causar
suspense, os noivos costumavam atrasar. Seria, portanto, uma grande imprudência
as moças deixarem faltar óleo para suas lâmpadas no cortejo, uma vez que uma
festa de casamento começava a ser preparada com muita antecedência, cerca de um
ano.
É a partir dessa realidade descrita que Jesus faz a
sua denúncia e alerta os seus discípulos com a parábola, a partir dos distintos
comportamentos das virgens: cinco eram imprevidentes e outras cinco eram
previdentes. Essa distinção é típica da literatura sapiencial, bastante difusa
no tempo de Jesus. Os termos mais adequados, conforme o texto na língua
original, seriam imprudentes e prudentes, ou ainda insensatas e sensatas. A
insensatez das cinco primeiras consiste em ter deixado o óleo acabar. A sensatez
das outras cinco consiste em ter óleo suficiente. O óleo (em grego: ἔλαιον – elaion), literalmente óleo
de oliva ou azeite, é o elemento decisivo da parábola, e o que tem gerado
muitas discussões e debates nos estudos bíblicos. Alguns já definiram o óleo
como as boas obras, os carismas pessoais, os dons do Espírito Santo,
interpretações que não são totalmente satisfatórias. O mais provável,
considerando o conunto do Evangelho, é que o óleo representa às
bem-aventuranças (Mt 5,1-12), compreendendo-as como o compromisso e a
responsabilidade pessoal de cada um na construção do Reino. As
bem-aventuranças, enquanto auto-retrato de Jesus, são também a identidade
cristã, e o que autoriza alguém a fazer parte do Reino.
No conjunto das bem-aventuranças, estão o amor, a
justiça, a construção da paz, a mansidão, a solidariedade, a tolerância e o
respeito. E tudo isso é intransferível. Por isso, as jovens prudentes não
podiam emprestar o óleo às imprudentes (vv. 8-9), pois o amor é pessoal,
ninguém pode amar no lugar do outro, ninguém pode ser justo no lugar do outro.
As jovens prudentes não foram egoístas, como pode parecer. A imagem quer
recordar que ninguém está isento de viver o amor e a justiça, enquanto síntese
das bem-aventuranças. A vigilância exigida na parábola, portanto, não significa
privar-se do sono, afinal as prudentes e imprudentes dormiram todas (v. 5), mas
consiste em manter-se abastecidos de amor e justiça. Para quem assimilou o
sentido das bem-aventuranças em sua vida, não importa o dia e nem a hora em que
o Senhor retornará. Na verdade, a vivência das bem-aventuranças é o sinal mais
concreto da presença constante do Senhor na comunidade e no mundo. Quem vive
assim faz da própria vida uma manifestação concreta do Senhor.
A porta fechada para quem não teve óleo suficiente não
é sinal de castigo ou exclusão (vv. 11-12). É também uma advertência de Jesus e
do evangelista. É uma situação parecida com a da parábola do banquete (Mt
22,1-14), lida há alguns domingos (28º domingo), quando um convidado foi retirado
da sala por não vestir o traje apropriado para a festa, o que também era uma
imagem das bem-aventuranças. Significa a afirmação das exigências para fazer
parte do Reino. Essas exigências, especialmente o amor e a justiça, são
indispensáveis porque sem elas o mundo não é transformado, as coisas não mudam.
Por isso, a conclusão também retoma elementos do discurso da montanha. As
palavras do noivo às virgens imprudentes recordam uma das sentenças de Jesus,
pouco tempo depois de ter proclamado as bem-aventuranças: “Não é aquele que
diz ‘Senhor, Senhor!’ que entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a
vontade do Pai que está nos céus” (Mt 7,21). E a vontade do Pai não se faz
em um momento apenas, mas em toda a vida.
As cinco moças imprudentes que não alimentaram
suficientemente suas lâmpadas com óleo representam aquelas pessoas que ao longo
da vida não vivem as bem-aventuranças, imaginando que basta, de última hora,
dizer “Senhor, Senhor!” para entrar no Reino. Tudo indica que na comunidade de
Mateus havia muitas pessoas assim. Por isso, ele relembrou com muito cuidado as
palavras de Jesus que pediam paciência, vigilância e perseverança: “Portanto,
ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora” (v. 13). Essa
vigilância não significa longas vigílias de oração, mas uma vida cristã sadia,
responsável e comprometida com o Reino. Enfim, é a vida segundo as
bem-aventuranças o que caracteriza a pessoa como vigilante e prudente.
Pe. Francisco Cornelio F. Rodrigues – Diocese de Mossoró-RN
Obrigada por tão sábias palavras. Que Deus e Nossa Senhora abençoem sempre sua caminhada sacerdotal! Paciência, vigilância, perseverança...
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