sábado, abril 08, 2023

REFLEXÃO PARA A VIGÍLIA PASCAL – MATEUS 28,1-10 (ANO A)



Enquanto o evangelho do domingo da ressurreição é sempre o mesmo – Jo 20,1-9 –, o da Vigília Pascal muda de acordo com o ciclo litúrgico vigente. A cada ano, a liturgia propõe a leitura de um dos relatos da ressurreição de Jesus a partir de um dos evangelhos sinóticos (Mt – Mc – Lc). Neste ano, por ocasião do ciclo A, temos a oportunidade de ler o relato de Mateus – Mt 28,1-10. Na verdade, mais do que relatos da ressurreição, os evangelhos trazem cenas que retratam a experiência das mulheres diante do sepulcro vazio na madrugada ou início da manhã do Domingo de Páscoa. A ressurreição em si, apesar de ser o evento fundante da fé cristã, não chega a ser narrada e nem descrita por nenhum dos evangelhos. De fato, nenhum evangelista conta como Jesus ressuscitou e deixou o sepulcro, nem o momento em que isso aconteceu. O que todos os evangelhos contam são indícios, anúncios da ressurreição e experiências de encontro com a pessoa do ressuscitado. Nesse sentido, o Evangelho de Mateus se sobressai sobre os demais, pois contém a narrativa que mais se aproxima de um relato de ressurreição, propriamente dito, pois é o que apresenta os indícios mais fortes, como veremos a seguir, em comparação com os outros evangelhos.

O relato lido hoje, obviamente, possui versão paralela nos outros dois sinóticos (Mc 16,1-8; Lc 24,1-8), e é por isso que se pode fazer comparações com eles. Possui certo paralelismo também com o relato de João (Jo 20,1-9), embora com menos pontos em comum. Os relatos parciais de ressurreição – em todos os evangelhos – fazem parte da seção narrativa que deu origem aos próprios evangelhos: as narrativas da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Foi a partir destas narrativas que os evangelhos ganharam corpo como livros. Isso indica a importância que tais textos tiveram para as comunidades do cristianismo nascente. Se trata, portanto, de textos fundantes. Posteriormente, cada evangelista, de acordo com as necessidades catequéticas e teológicas de suas respectivas comunidades, e suas próprias habilidades literárias, desenvolveram a história de Jesus, partindo de fontes orais e escritas, anteriores a eles. Mateus e Lucas, por exemplo, conseguiram reconstruir essa história da ressurreição até o nascimento. Porém, a pregação inicial se fundava no anúncio de que Jesus Cristo, o Messias e Filho de Deus, foi morto na cruz e ressuscitou. Por isso, a escrita dos evangelhos começou pelo final, ou seja, pelos relatos da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Iniciamos nosso olhar para o texto partindo do primeiro versículo, e nele já encontramos importantes particularidades do evangelista Mateus. Eis o início do texto: «Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro» (v. 1). Em todos os evangelhos, se diz que algumas mulheres se dirigiram ao sepulcro depois do sábado, logo ao amanhecer do primeiro dia da semana, que é o domingo. Ora, o sábado fora o último dia da antiga criação, e aqui o evangelista indica que há uma nova criação em curso. Neste primeiro dia da semana, um novo mundo e um novo tempo estão surgindo. É o começo de uma nova história. Na antiga criação, a obra de Deus no primeiro dia foi a luz (Gn 1,3-5). Na nova criação, continua sendo a luz, mas é a luz da ressurreição do seu Filho, é a vida plena, e as primeiras pessoas a contemplar essa luz nova foram as mulheres. Elas viram a vitória da luz sobre as trevas, logo ao «amanhecer do primeiro dia da semana». É nítido o contraste entre a atitude delas e a dos discípulos homens, que fugiram com medo, durante a paixão, logo após a prisão de Jesus (Mt 26,56). Portanto, as mulheres, também discípulas, que perseveraram e resistiram corajosamente ao drama da cruz, vêem o romper das trevas, e não de modo passivo, mas com ativo protagonismo na história nascente. O evangelista cita apenas duas, mas como representantes de todas as discípulas e de todas as mulheres de todos os tempos.

A primeira diferença significativa entre o relato de Mateus e o dos outros evangelistas neste episódio é a finalidade da ida das mulheres ao sepulcro. Enquanto nos outros evangelhos se diz que elas foram para ungir o corpo de Jesus, levando perfumes e aromas, no Evangelho Mateus se diz que elas foram ver o sepulcro. É um dado muito significativo, pois expressa mais afeto e atenção, e não o mero cumprimento de um preceito, como era típico dos judeus ungir os cadáveres. As mulheres não foram executar uma tarefa, simplesmente. Foram ver, contemplar, como já tinham feito no momento do sepultamento, e Mateus disse que elas se sentaram, defronte ao sepulcro, assistindo Jesus ser sepultado (Mt 27,61). Isso indica o afeto que elas tinham por Jesus; gostavam de estar perto dele, certamente, porque nunca tinham sido tão acolhidas, compreendidas e amadas por alguém como foram por ele. Sem dúvidas, elas estavam com saudades dele, foram ver a tomba, chorar, refletir e repensar a vida após aqueles acontecimentos. Por sinal, o verbo empregado pelo evangelista indica mais do que ver, significa contemplação, um olhar reflexivo (verbo grego θεωρέω – theorêo); desse verbo deriva a palavra teoria, que significa literalmente a exposição sistemática de um argumento a partir da observação. Primeiro se observa, depois se fala a respeito. No caso da ressurreição de Jesus, primeiro se faz experiência com ele, depois se anuncia, como vai mostrar a sequência do texto.

No versículo seguinte, percebemos mais particularidades relevantes do relato de Mateus, que ressaltam ainda mais a importância das mulheres e seu respectivo testemunho: «De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela» (v. 2). Mateus foi o único evangelista que falou de um terremoto na hora da morte de Jesus, e agora no relato da ressurreição ele fala de um novo terremoto. Na linguagem apocalíptica empregada pelo evangelista, o terremoto é uma imagem que significa manifestação de Deus e transformação, evoca a passagem de um mundo velho para um mundo novo. O fim do mundo velho, marcado por injustiças, violência e hipocrisia, fora decretado na morte de Jesus, como consequência da mentalidade vigente naquele mundo. A ressurreição marca o início do novo mundo, o começo de uma nova ordem, caracterizada pelo amor e seus derivados: paz, justiça, solidariedade, fraternidade, tolerância… É o começo de uma nova história, de um mundo humanizado. Na nova história, as mulheres tem vez e voz. Toda vez que a comunidade professa sua fé na ressurreição, portanto, ela renova o compromisso de empenhar-se na construção desse mundo novo.

A imagem do «anjo do Senhor» confirma que se trata de uma intervenção direta de Deus. O evangelista diz que o anjo «desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela». Nos outros evangelhos, quando as mulheres chegam ao sepulcro já encontram a pedra removida (Mc 16,4; Lc 24,2; Jo 20,1). Indiretamente, Mateus diz que as mulheres viram o anjo remover a pedra, apesar de também não descrever Jesus ressuscitando. Mas a diferença é considerável em relação aos demais. Após remover a pedra, o anjo se senta nela, uma imagem que significa o triunfo da vida sobre a morte. A pedra era o sinal de separação entre a vida e a morte. Essa separação é superada com a ressurreição de Jesus. Sentado na pedra, o anjo decreta que a vida venceu e o mundo novo começou. E as mulheres são as primeiras testemunhas dessa novidade. A descrição do aspecto do anjo confirma sua origem divina: a aparência luminosa – como um relâmpago – e as vestes brancas são imagem do mundo de Deus na linguagem bíblica, e são as mesmas características com as quais Jesus se revelou no momento da transfiguração (Mt 17,1-8; Mc 9,1-8; Lc 9,28-36). Aqui, funciona como uma confirmação para as mulheres e os leitores de todos os tempos.

A presença dos guardas também é outra exclusividade do Evangelho de Mateus. Como resultado de mais um acordo entre Pilatos e as autoridades religiosas, eles foram designados para vigiar o sepulcro, a fim de, posteriormente forjarem o boato do roubo do corpo de Jesus pelos seus discípulos (Mt 27,62-66). Tudo isso como fruto da ganância e do poder de quem não aceitava a mensagem libertadora de Jesus e quis silenciá-lo, embora sem sucesso, ao longo de todo o seu ministério. Impactados pelo medo da intervenção de Deus, os guardas ficaram como mortos (v. 4), por um momento, mas logo em seguida aceitarão o suborno das autoridades para negar a realidade da ressurreição e espalhar o boato do roupo do corpo de Jesus (Mt 28,11-15). A imagem dos guardas caídos como mortos contrasta com a do anjo sentado na pedra em sinal de triunfo. O contraste entre essas duas imagens ressalta a soberania de Deus e a vitória definitiva da vida. Com isso, evangelista reforça ainda mais a força da intervenção de Deus na história e a credibilidade do testemunho das mulheres, pois foram muitas as tentativas de desacreditar o anúncio da ressurreição de Jesus pelos mesmos poderosos que o tinham matado. Ao dizer que os guardas, enquanto representantes das forças de morte, «ficaram como mortos», o evangelista ressalta, paradoxalmente, o triunfo da vida: o projeto de morte foi derrotado, mesmo que insistam em negar a ressurreição, mediante o suborno.

Enquanto mensageiro de Deus, o anjo se dirige às mulheres, e começa encorajando-as, diante da novidade de todos estes acontecimentos: «Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado» (v. 5). O convite ao encorajamento, mediante o imperativo «não tenhais medo», é típico da comunicação de Deus com as pessoas escolhidas para desempenharem uma missão especial na história da salvação. Inclusive, nos relatos da anunciação do nascimento de Jesus, tanto a José quanto a Maria, o anjo disse a mesma coisa (Mt 1,20; Lc 1,30). Isso indica a importância do evento e da missão tratados aqui: a ressurreição de Jesus e a mandato das mulheres como primeiras mensageiras e apóstolas da ressurreição. O anjo sabia que as mulheres procuravam Jesus que foi crucificado. Ora, ninguém pode esquecer que Jesus foi crucificado. No anúncio do Ressuscitado não se pode omitir que ele foi crucificado. O Ressuscitado e o crucificado são a mesma pessoa: Jesus de Nazaré, o Messias e Filho de Deus. Recordar essa continuidade é essencial, pois representa a perenidade da sua mensagem libertadora e atualidade do seu jeito de viver como único paradigma para a comunidade. Tudo o que ele ensinou e viveu continua válido e sempre será. Inclusive, o Ressuscitado carregará as marcas da cruz, porque elas são provas de um amor infinito, mais do que lembranças de um acontecimento (Lc 24,39; Jo 20,27). A cruz de Jesus é um atestado de amor, por isso, a comunidade não pode esquecer que ele foi crucificado.

Finalmente, o anjo faz o grande anúncio: «Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava» (v. 6). Jesus ressuscitou! As mulheres são as primeiras a ouvir esse anúncio e, por consequência, serão as primeiras anunciadoras. A referência ao que ele «havia dito» é uma alusão aos três anúncios da paixão, que visavam preparar os seus seguidores, homens e mulheres, para a realidade da paixão e ressurreição (Mt 16,21; 17, 22; 20,17-19). O convite para as mulheres olharem o lugar que em que ele estava é, mais do que uma prova da ressurreição em si, uma demonstração do fracasso dos projetos de morte que os poderosos investiram contra a ele. O complô medíocre entre o sinédrio e o poder romano fracassaram. Jesus ressuscitou e, por isso, a vida venceu, o amou triunfou. Diante disso, as mulheres recebem uma importante missão, confiada inicialmente pelo anjo: «Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galiléia. Lá o vereis. É o que tenho a dizer-vos» (v. 7). Temos aqui um verdadeiro mandato apostólico, missionário. As mulheres são as primeiras a receber a ordem “Ide anunciar”! E devem anunciar com pressa, com agilidade, o que reforça ainda mais a importância deste primeiro anúncio. Ora, ao fugir com medo, após a prisão de Jesus (Mt 26,56), os discípulos se dispersaram, obviamente. O anúncio das mulheres, portanto, tem a função também de reconstituir a comunidade que tinha ficado dispersa e fragmentada. A comunidade vai se recompor a partir do anúncio das mulheres, e não será uma tarefa fácil, pois o testemunho de mulheres não era válido nem aceito nas sociedades patriarcais como Israel. Aceitar o testemunho das mulheres era uma atitude subversiva, e mais subversivo ainda era delegá-las como testemunhas. Isso mostra o quanto Jesus e seu Deus, que é Pai, são surpreendentes! Para anunciar a mais bela das notícias ele escolhe as mensageiras menos credíveis, conforme a mentalidade da época. É a subversão do Evangelho rompendo barreiras com todo o vigor!

Mesmo sabendo que corriam o risco de não ser acreditadas, «as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos» (v. 8). A pressa, num caso como esse, é uma necessidade. Era necessário o quanto antes encontrar os discípulos dispersos e transmitir essa notícia maravilhosa. O medo, numa situação dessa, também é compreensível. Elas tiveram medo, mas não ficaram paralisadas, e isso faz a diferença. Ainda mais porque dosaram o medo com alegria. O anúncio cristão tem de ser alegre, mesmo que as situações da vida provoquem medo, às vezes. Certamente, a missão destas mulheres foi a mais difícil de toda a história do cristianismo. o fato de serem mulheres já constituía a primeira dificuldade, depois por ser o primeiro anúncio da ressurreição, um dos aspectos mais difíceis de aceitação na doutrina cristã, em todos os tempos. Porém, a submissão das mulheres fazia parte do mundo velho, que acabou com o terremoto na hora da morte de Jesus. No mundo novo, inaugurado com a ressurreição, todos são iguais, não há espaço para discriminação ou preconceito de nenhum tipo; quem não tinha voz passa a ter, e a designação das mulheres como primeiras anunciadoras demonstra isso. Enquanto primeiras missionárias de Jesus Cristo, elas são a prova mais concreta de que um mundo novo surgiu, ratificando a mensagem do Evangelho, desde o início.

Enquanto iam com pressa, seguindo à risca o mandato conferido pelo anjo, «de repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: ‘Alegrai-vos!’. As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés» (v. 9). Aqui, novamente, Mateus se sobressai em relação aos demais evangelhos, pois é no seu relato que as mulheres fazem mais cedo a experiência do encontro com o Ressuscitado. E elas reconhecem Jesus imediatamente. Os discípulos homens serão mais lentos também em reconhecer e acreditar, quando Jesus se manifestar a eles, na Galileia (Mt 28,17). Essa manifestação tão cedo às mulheres indica que elas estavam no caminho certo e que Jesus está sempre presente na vida e no caminho de quem segue a sua mensagem. Funciona como uma espécie de confirmação. O evangelista diz que Jesus «foi ao encontro delas». Perceber isso é importante, pois significa que a iniciativa é dele; é ele quem deseja primeiro caminhar com conosco. Ele foi, vai e vem sempre ao encontro da humanidade. As mulheres se aproximaram e se prostraram, em adoração. A atitude delas aqui é a mesma dos magos, quando encontraram Jesus recém-nascido e logo o reconheceram como o rei dos judeus (Mt 2,11). Ao se prostrarem em adoração (verbo grego: προσεκύνησαν – prossekunêssan), as mulheres mostram plena convicção na ressurreição de Jesus e total adesão ao seu anúncio. Elas já tinham acreditado no anjo, pois saíram com pressa conforme ele tinha ordenado; o reconhecerem Jesus imediatamente, elas confirmam a veracidade do anúncio do anjo e renovam as convicções da fé e do sentido da vida, tudo agora ressignificado pela ressurreição. Certamente, após o encontro com o Ressuscitado elas ficaram ainda mais entusiasmadas com tudo o que estava acontecendo e isso deve ter repercutido na qualidade do anúncio.

As palavras de Jesus às mulheres praticamente ratificam o que o anjo já tinha anunciado: «Então Jesus disse a elas: ‘Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lás eles me verão’» (v. 10). As primeiras palavras de Jesus são também um convite à coragem. De fato, elas precisavam, pois sabiam que encontrariam resistência no anúncio. Quem ainda não tinha aderido ao mundo novo que estava surgindo, certamente, resistiria ao anúncio delas. Por isso, Jesus as encoraja e repete o mandato: «Ide anunciar!». E os primeiros destinatários do anúncio da ressurreição feito pelas mulheres são os discípulos homens, a quem Jesus chama de irmãos, mostrando que não desiste do ser humano. Isso também indica o seu projeto de fraternidade para a comunidade cristã. De fato, a fraternidade é um projeto de vida que deve nortear o mundo novo inaugurado pela ressurreição de Jesus. Confessar que ele ressuscitou e celebrar sua ressurreição implica em compromisso e disposição de viver em fraternidade. Podemos dizer, portanto, que a fraternidade está entre os primeiros frutos da ressurreição, pois é condição para a participação no Reino de Deus, que corresponde ao mundo novo inaugurado pela ressurreição. Jesus especifica às mulheres a natureza do anúncio primordial aos discípulos: dirigir-se à Galileia, para lá se encontrarem com ele. O retorno à Galileia significa o reencontro com os fundamentos da vocação e da missão, sobretudo para os discípulos que se dispersaram. Eles precisavam se reencontrar com Jesus e se reencantarem com o seu Evangelho. Precisavam recomeçar, por isso, era necessário um encontro na Galileia, onde tudo começou. A Galileia como lugar de encontro com o ressuscitado significa também uma denúncia à Jerusalém, sede do poder e, por isso, lugar de morte, na perspectiva de Mateus.

Que a Páscoa imprima em nós o desejo de participar do mundo novo oferecido pela ressurreição de Jesus e renove nosso compromisso de lutar pela edificação do seu Reino vivendo a fraternidade, a justiça e o amor. No mundo novo, os últimos se tornam primeiros, como se vê pelo protagonismo das mulheres no primeiro anúncio. A vida venceu. Que possamos manifestar essa vitória vivendo à maneira de Jesus, o crucificado que ressuscitou e, por isso, não está mais no sepulcro. Ele quer estar na vida de cada pessoa, humanizando e libertando. Que nossas comunidades sejam pequenas Galileias, para onde possamos retornar quantas vezes for necessário para nos reecontrarmos com ele e recomeçarmos.

Pe. Francisco Cornélio F. Rodrigues – Diocese de Mossoró-RN

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