Páginas

AS CEBs CONTINUAM VIVAS E CHEIAS DE FORÇA!

A Comissão das CEBs do Regional Nordeste 2 da CNBB, realizou no Santuário das Comunidades (Caruaru-PE), um importante seminário sobre “Conjuntura política e economia solidaria, no período de 13 a 15 de agosto. Nossa diocese esteve representada pela coordenadora diocesana das CEBs, Isa Maria, e mais alguns integrantes da comissão diocesana. O seminário foi assessorado por Procópio da diocese de Caicó-RN, e foi muito bem avaliado ao final do encontro.
Sentiu-se no encontro que as CEBs continuam fortes e vivas, sendo uma das experiências mais autenticas da Igreja no Brasil, sobretudo por compreender e acreditar que Jesus Cristo fez realmente uma opção preferencial pelos pobres. Nossos animadores continuam animados e firmes na missão.
Outro assunto tratado lá foi a preparação para o 13° Intereclesial que será realizado na diocese do Crato-CE, mais precisamente na cidade de Juazeiro do Norte, importante centro de peregrinação de nosso pais. O tema será: “Justiça e paz a serviço da vida”, e o lema: “CEBs , Romeiras do Reino, no campo e na cidade”.
No final do encontro  distribuiu-se para cada diocese, algumas cópias da carta-mensagem dos bispos do Brasil intitulada “Mensagem ao povo de Deus sobre as comunidades eclesiais de base”, fruto da ultima assembléia dos bispos do Brasil, e já editado como documento da CNBB. Espera-se que o mesmo seja estudado pelas comunidades, e estas tenham a certeza de que continuam importantes para a Igreja em nosso país.
Que venha o 13° Intereclesial, e que a preparação para o mesmo seja de intensa vivencia da fé comprometida e muita luta em favor da justiça, paz e solidariedade entre as pessoas. Afinal, “gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias” . (Provérbio africano).

Francisco Cornelio F. Rodrigues