O evangelho deste vigésimo primeiro domingo do tempo comum é Mt 16,13-20, texto que contém a expressiva confissão de fé de Pedro na região de Cesaréia de Filipe. Esse mesmo texto já fora usado há cerca de dois meses atrás, por ocasião da solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. Se trata de um relato comum aos três Evangelhos Sinóticos (Mt 16,13-19; Mc 8,27-30; Lc 9,18-21), sendo que a versão de Mateus tem mais elementos próprios, o que lhe rendeu uma supervalorização na reflexão teológica ao longo dos séculos, sobretudo, no cristianismo católico.
Antes
de entrarmos na reflexão do texto em si, é necessário fazer algumas
considerações a respeito do contexto do relato no conjunto do Evangelho. Esse
trecho abre uma série de acontecimentos importantes da vida de Jesus e dos seus
seguidores, como a transfiguração (Mt 17,1-7) e os dois primeiros anúncios da
paixão (Mt 16,21-23; 17,22). Na verdade, podemos dizer que tais acontecimentos
são consequência do episódio narrado no Evangelho de hoje, pois tanto a
transfiguração quanto os anúncios da paixão são tentativas de Jesus revelar a
sua verdadeira identidade, tendo em vista que os discípulos ainda não tinham
tanta clareza dessa.
Recordamos
o que sucede ao nosso texto no conjunto do Evangelho, mas também não podemos
deixar de recordar o que lhe antecede: uma controvérsia com os fariseus, os
quais pediam sinais a Jesus (Mt 16,1-4), e uma séria advertência aos discípulos
para não se deixarem contaminar pelo fermento dos fariseus e saduceus (Mt 16,5-12).
Esse fermento era a mentalidade equivocada sobre Deus e o futuro messias e,
principalmente, a hipocrisia em que viviam. Mateus recorda tudo isso porque,
certamente, a sua comunidade passava por uma crise de identidade: por falta de
clareza da identidade de Jesus e falta de experiência autêntica com o Crucificado-Ressuscitado,
o “fermento dos fariseus”, quer dizer a influência da sinagoga, estava
atrapalhando a vivência das bem-aventuranças, e impedindo a realização do Reino
dos céus naquela comunidade.
Agora
podemos, portanto, direcionar nosso olhar para o texto que a liturgia nos
oferece: “Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos
seus discípulos: ‘Quem dizem os homens ser o Filho do homem?’” (v.
13). O texto começa com um indicativo espacial: Cesaréia de Filipe estava
localizada no extremo norte de Israel, portanto, muito longe de Jerusalém. Como
o próprio nome indica (homenagem a César), era um centro do poder imperial e,
portanto, lugar de culto ao imperador romano. Certamente o evangelista e sua
comunidade tinham um propósito muito claro ao narrar esse episódio e recordar a
sua localização.
Longe
de Jerusalém, os discípulos estariam isentos de qualquer influência da tradição
religiosa judaica, ou seja, livres do fermento dos fariseus e, portanto, aptos
a confessarem e professarem livremente a fé em Jesus, fora dos esquemas
tradicionais da religião. Ao mesmo tempo, estando em uma região de culto ao
imperador, a confissão da fé em Jesus seria um sinal de convicção e adesão ao
projeto do Reino dos céus e uma demonstração da coragem que deve marcar a vida
da comunidade cristã, chamada a testemunhar a Boa Nova e continuar a obra de
Jesus, mesmo em meio às hostilidades impostas pelo poder imperial. Sem dúvidas, o evangelista quer dizer que professar a fé em Jesus é distanciar-se dos esquemas religiosos tradicionais e, ao mesmo tempo, desafiar e denunciar qualquer sistema que não coloque a vida e
o bem do ser humano em primeiro lugar, como o império romano.
A
pergunta de Jesus sobre o que dizem a respeito de si, ou seja, do Filho do
Homem, não é demonstração de preocupação com sua imagem pessoal, mas com a
eficácia do anúncio da comunidade. Até então, Jesus já tinha realizado muitos
sinais entre o povo e ensinado bastante, mas pouca gente o conhecia
verdadeiramente. Muitos o seguiam pela novidade que Ele trazia, uns pelo seu
jeito diferente de acolher os mais necessitados e excluídos, outros para
aproveitarem-se dos sinais que Ele realizava. Ele percebia tudo isso e, por
causa disso, fez essa pergunta: “Que dizem os homens ser o Filho do
Homem?” (v. 13). A expressão “o Filho do Homem” (em grego: ὁ υἱὸς τοῦ ἀνθρώπου – hó hiós tú anthrópu), que tem suas origens na
literatura apocalíptica (Dn 7), expressa a condição divina de Jesus,
especialmente seu aspecto transcendente e glorioso, sem negar a condição
humana. É muito utilizada nos evangelhos, especialmente quando os autores
apresentam Jesus falando de si mesmo; aparece trinta vezes em Mateus, vinte e
cinco em Lucas, quatorze em Marcos e treze vezes em João.
A
resposta dos discípulos à pergunta de Jesus revela a falta de clareza que se
tinha a respeito da sua identidade e, ao mesmo tempo, a boa reputação da qual ele
já gozava diante do povo, certamente o povo simples, com quem Ele interagia e
por quem lutava. Eis a resposta: “alguns dizem que é João Batista;
outros, que é Elias, outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas” (v.
14). Sem dúvidas, Jesus estava bem-conceituado pelo povo, pois era reconhecido
como um grande profeta. Mas Jesus é muito mais. Embora continuem sempre atuais,
os profetas de Israel são personagens do passado. A comunidade cristã não pode
ver Jesus como um personagem do passado que deixou um grande legado a ser
lembrado. Isso impede a comunidade de fazer sua experiência com o Ressuscitado,
presente e atuante na história.
A
pergunta sobre o que as outras pessoas diziam a seu respeito foi apenas um
pretexto. Na verdade, Jesus queria saber mesmo era o que seus discípulos
pensavam de si. Por isso, lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu
sou?” (v. 15), uma vez que longe do “fermento dos fariseus”, os
discípulos poderiam dar uma resposta sincera, isenta e livre. O texto
afirma que “Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o
Filho do Deus vivo” (v. 16). Não resta dúvida que os demais discípulos
componentes do grupo dos doze também responderam. O evangelista enfatiza a
resposta de Pedro por ser uma síntese do pensamento dos doze. Essa é a resposta
do grupo e, portanto, da comunidade, de quem Pedro se faz porta voz.
A
resposta é complexa e profunda: Jesus é Messias e Filho e do Deus vivo. É muito
significativo que Ele seja reconhecido e acolhido como o Messias esperado, ou
seja, o Cristo, o enviado de Deus para libertar o seu povo e a humanidade
inteira. Como circulavam muitas imagens de messias entre o povo, principalmente
a de um messias guerreiro e glorioso, o segundo elemento da resposta de Pedro é
de extrema profundidade e importância: “o Filho do Deus vivo”. Além
de definir a qualidade e especificidade do messianismo de Jesus, essa expressão
serve também para denunciar a falsidade do culto ao imperador romano, o qual
exigia ser reverenciado como filho de uma divindade. Jesus é Filho do Deus da vida,
criador e libertador.
Com
a resposta de Pedro, a comunidade cristã é chamada a proclamar que Jesus é, de
fato, o Cristo (termo mais fiel ao texto grego do que Messias), é o Filho do
Deus vivo, ou seja, seu Deus é o Deus da vida, enquanto os deuses pagãos
cultuados no império romano e até mesmo o Deus oferecido pelo templo de
Jerusalém eram privados de vida, eram agentes de morte, sobretudo para o povo
simples e excluído. A convicção de que Jesus é o Filho do Deus vivo compromete
a comunidade a denunciar e desafiar todos os sistemas religiosos e políticos
que não favoreçam a promoção da liberdade e da vida plena e abundante para
todos.
Jesus
se alegra com a resposta de Pedro e o proclama bem-aventurado: “Feliz
és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso,
mas o meu Pai que está no céu” (v. 17). Não se trata de um
elogio por um mérito particular de Pedro, até porque o conhecimento não é dele,
mas do Pai que lhe revelou. O que Jesus faz é uma constatação: as coisas
começam a funcionar na comunidade, pois a voz do Pai está sendo ouvida; como o
Pai só revela seus desígnios aos pequeninos (Mt 10,21), e Pedro está falando a
partir do que o Pai lhe sugere, ele está demonstrando adesão plena ao projeto
do Reino, inserindo-se no mundo dos pequeninos! O Reino de Deus ou dos céus,
como Mateus prefere, é um projeto alternativo de mundo que só tem espaço para
quem aceita a condição pertencer ao mundo dos pequeninos. A bem-aventurança de
Pedro consiste em abrir-se à vontade do Pai e deixar-se conduzir por essa.
Na
continuidade, Jesus declara: “Por isso eu te digo que tu és Pedro e
sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (v. 18a). Jesus está
declarando que Pedro está apto a participar da construção da sua comunidade,
por estar aberto às intuições do Pai. Ao contrário da antiga religião judaica
que precisava de um templo de pedras, a comunidade cristã é uma construção,
sim, mas pela sua coesão e unidade, por isso, na sua construção são necessárias
pedras vivas. Pedro é uma destas pedras escolhidas por Jesus, a primeira, sem
dúvidas. A pedra fundamental da construção é a fé da comunidade. A força, o
equilíbrio e a perseverança da comunidade dependem da solidez da sua fé. Por
isso, é necessário que essa fé seja forte como uma rocha, comparável a fé que
Pedro tinha acabado de professar.
É
importante esclarecer que Mateus usa duas palavras gregas diferentes, embora muito
parecidas, e de significados diferentes para designar Pedro e
pedra: Πέτρος– Petros e πέτρα - petra.
Embora muito próximas, é possível distingui-las: “Petros”, que
foi transformada no nome próprio Pedro, designa pedra, pedregulho ou tijolo,
uma pedra pequena e removível, uma pedra usada em construção; “petra”,
por sua vez, designa a superfície rochosa, base ideal para os fundamentos
de uma construção segura. São estas as bases necessárias para a edificação da
Igreja enquanto comunidade do Reino. Portanto, Jesus diz que Pedro (petros) é
uma pedra-tijolo da construção, e a pedra-rocha (petra) é a fé que ele
professou, a superfície rochosa sobre a qual a Igreja é edificada. Vale lembrar
que essa é a primeira ocorrência da palavra Igreja no evangelho (em grego evkklhsi,a – eclesía), cujo significado é assembleia convocada,
e o único evangelho que a emprega é o de Mateus.
Ao
contrário do templo de Jerusalém e dos templos pagãos que havia na região de
Cesaréia de Filipe, construídos sobre pedras concretas e visíveis e, portanto,
passíveis de destruição, a comunidade cristã não correrá esse risco se for
edificada conforme Jesus pensou, ou seja, tendo a fé por fundamento. Por isso, Ele
declara: “e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (v.
18b). Aqui Ele se refere às hostilidades que a comunidade irá enfrentar em seu
longo percurso até a realização plena do Reino aqui na terra. São as forças de
morte manifestadas nos diversos sistemas de dominação, tanto políticos quanto
religiosos. A comunidade precisa de uma fé muito consistente para resistir a
tudo isso.
O
texto oferece mais uma declaração significativa de Jesus a Pedro e à comunidade
dos discípulos: “Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que
ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra será
desligado nos céus” (v. 19). Mais que delegando poderes, Jesus está
responsabilizando a comunidade para fazer o Reino dos céus acontecer. A
comunidade recebe “as chaves do Reino dos céus” porque é nela
que se faz a experiência da fé e da comunhão profunda com Deus, através da
prática das bem-aventuranças (5,1-12), e é isso que torna alguém apto para
entrar nos céus. Quem professa convictamente a fé em Jesus e vive seu programa
de vida tem a chave de acesso ao Reino. Mais do que do que poder, “Ligar
e desligar” significa responsabilidade. Assim, Jesus convida a
sua Igreja, comunidade do Reino, a viver sempre em perfeita sintonia com Ele
mesmo e com o Pai, de modo que tudo aquilo que a comunidade experimentar será
referendado pelos céus! Ele dá as chaves para a sua comunidade abrir a todos o
Reino que os escribas e fariseus tinham trancado (Mt 23,13). Todo cristão e
cristã possui as chaves do Reino, porque o seu testemunho pode abrir ou fechar
o Reino para alguém.
O último versículo apresenta uma proibição de Jesus
aos discípulos: “Jesus, então, ordenou aos discípulos que eles não
dissessem a ninguém que Ele era o Messias” (v. 20). A
princípio, parece uma contradição, uma vez que a comunidade tem a missão de
anunciar Jesus e sua boa nova. Ora, Jesus conhecia muito bem os seus discípulos
e suas fragilidades. Essa confissão de Pedro já foi um grande passo, mas sabia
ainda continuavam vulneráveis e aquela fé não se manteria tão sólida com o
passar do tempo, como o próprio Evangelho vai mostrar na sua sequência.
Espalhar que Jesus era o Messias seria muito arriscado para a continuidade do
seu projeto, pois a ideia de Messias que circulava na época era completamente
diferente do tipo de messianismo que estava revelando. Certamente, muitos mal
entendidos surgiriam.
Essa ordem para que os discípulos não contassem a ninguém que ele era o Messias reforça na comunidade a necessidade que cada um tem de fazer uma experiência autêntica com Ele, seguindo cada passo da sua vida para, de fato, perceber a especificidade do seu messianismo e da sua vida: servir e amar, até dar a própria vida.
Pe. Francisco Cornélio Freire Rodrigues – Diocese de Mossoró-RN
Sou o seguidor 178, sob uma indicação, na data de hoje e estou certo de que vou gostar muito.
ResponderExcluirObrigado, caro irmão, e sejas muito bem vindo. Que a Palavra nos ilumine e fortaleça na construção do Reino que também é nosso!
ExcluirAbraço.
Houve um equivoco no edição do texto: “Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será desligado nos céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (v. 19).
ResponderExcluirMelhor corrigir se possivel, né?
Obrigado pela observação, meu irmão! Correção feita. Abraços e obrigado pela interação.
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