sexta-feira, fevereiro 12, 2010

PROFETAS DO REINO - EM BREVE


Caros irmãos e irmãs, em breve estarei lançando uma série de postagens com dados biográficos de personalidades que considero como verdadeiros PROFETAS DO REINO. Entre os anos 60 e 90 do século passado, a Igreja na América Latina e principalmente no Brasil, viveu um período fértil em termos de profetas e pastores. Alguns teólogos comparam aquele contexto com o época dos profetas na historia de Israel: quando o povo estava sofrendo injustiças, numa situação de verdadeira opressão, com a infidelidade e corrupção dos governantes, Deus suscitou profetas para alimentar a esperança do povo sofrido e denunciar as barbaridades e injustiças dos poderosos.
E foi exatamente o que aconteceu em nosso chão: a maioria dos países latino-americanos viviam sob regimes ditatoriais, e Deus suscitou PROFETAS, principalmente no Brasil... Não existe outro termo para qualificar Dom Hélder Câmara, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Aloísio e Dom Ivo Lorscheider, e muitos outros... profetas dos tempos modernos, homens que fizeram dos “anos de chumbo”, anos de luta, de anúncio do REINO DE DEUS! A profecia antico-testamentária foi atualizada por aqueles homens! Abrindo um pouco mais o horizonte, podemos destacar também pessoas de outros países, começando por João XXIII o “Papa bom”, Papa Paulo VI, em El Salvador Dom Oscar Romero.
Embora sempre cite primeiro Dom Helder Câmara quando faço a minha lista dos preferidos, começarei a série com DOM ALOÍSIO LORSCHEIDER. Confesso que poucas coisas me fazem chorar, além da saudade da minha mãe, mas sempre choro quando falo, leio ou escuto algo sobre estes homens, aliás, sobre estes profetas.
Em breve, conheceremos um pouco mais sobre eles! Aguardem!!!

Francisco Cornelio Freire Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO PARA A QUINTA-FEIRA SANTA – LAVA-PÉS (JOÃO 12,1-15)

A liturgia da Quinta-feira Santa, todos os anos, propõe a leitura de Jo 13,1-15, para a missa da Ceia do Senhor. Esse texto corresponde ao...