terça-feira, maio 11, 2010

O PAPA BENTO XVI EM PORTUGAL


Estou acompanhando detalhadamente a visita apostólica do Papa Bento XVI a Portugal. Sem dúvidas, trata-se de um momento importante para toda a Igreja, de modo particular para a Igreja em Portugal. Tenho visto pela TV belas imagens, desde a chegada ao aeroporto até a Missa na Praça do Comércio, centro histórico da capital portuguesa. O discurso inaugural da visita, depois da acolhida no aeroporto, foi feito no mosteiro dos jeronimos, patrimonio historico da humanidade, que constitui um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do mundo.
Saindo do mosteiro, o Santo Padre visitou o presidente da república no Palácio de Belém. Visita importante esta, pois pode resgatar a tradição católica portuguesa, hoje ameaçada pelo secularismo reinante na Europa. Tem sido muito calorosa a acolhida dos portugueses, tanto da parte das autoridade, civis e eclesiásticas, quanto da parte dos fiéis. A praça do comércio estava totalmente ocupada, assim como as vias de acesso e praças visinhas. 
Muito interessante o esclarecimento do próprio papa sobre a visita: uma peregrinação! O objetivo do santo padre é visitar a Virgem Maria no Santuário de Fátima! É claro que uma viagem como esta trará repercussões importantes, penso que um resgate para a fé de muitos portugueses e devotos da virgem Maria. É também um ato de coragem, no momento atual, bastante dificil, deixar Roma e sair pelo mundo afora, sendo foco de críticas constantes na imprensa.
Partindo da lingua comum, das tradições recebidas, penso qualquer que seja o tema relacionado a Portugal é importante para nós brasileiros. Escreverei mais sobre isso no decorrer da visita.
Francisco C. F. Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário