quinta-feira, maio 13, 2010

PAPA PEREGRINO E DEVOTO EM FÁTIMA

Mesmo sendo uma viagem com uma agenda bastante diversificada e rica, com tantas atividades, o papa chega ao ponto principal de sua visita a Portugal: está em Fátima! Chegou à cidade mariana ontem à tarde, após cumprir um amplo programa em Lisboa, com destaque para o encontro com o mundo cultural, que reuniu as classes artistica e intelectual da capital portuguesa, às 11:00 da manhã no centro cultural de Belém.

O papa chegou a Fatima por volta das 17:30 h, sendo acolhido por uma multidão de fiéis que lotavam a praça do santuário. O primeiro destino de Bento XVI foi a capela das aparições, onde rezou venerando a Virgem Maria. Na sua oração, recordou a devoção que o seu antecessor , João Paulo II, tinha por Nossa Senhora de Fátima. Depois da oração aos pés da virgem, ele dirigiu-se à igreja da Santissima Trindade, onde rezou as vésperas com bispos, padres, seminaristas e religiosos. 


O ponto alto do primeiro dia do papa em Fátima foi a recitação do terço as 21:30 h, com a bênção das velas, que acontece todos os dias. A praça completamente lotada, iluminada pelas velas que os milhares de fiéis portavam, emocionou profundamente o Santo Padre. É interessante destacar a presença do papa em Fátima, uma vez que o objetivo primeiro de sua viagem a Portugal e saudar a Virgem Maria. Ali ele está como um peregrino, como um devoto, embora não deixe de ser o sucessor de Pedro e vigário de Cristo. Hoje, sua agenda continua cheia. Às 10:00 h celebrará com milhares de peregrinos a Santa Missa na praça do Santuário, momento que será o principal da agenda de hoje.

Francisco C. F. Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO PARA O 4º DOMINGO DA PÁSCOA – JOÃO 10,11-18 (ANO B)

O evangelho do quarto domingo da páscoa é sempre tirado do capítulo décimo do Evangelho de João, no qual Jesus se auto apresenta como o ún...