sexta-feira, maio 21, 2010

UM ENCONTRO ESPECIAL


Quando estamos longe, o que mais desejamos é receber noticias da terra e ver pessoas  amigas. Isso aconteceu ontem (quinta-feira, 20/05/2010)! Encontrei-me aqui em Roma com as professores da UERN, Ana Morais e Simone Cabral. Pessoas especiais pelo que são, pelo que buscam e pelo que sonham! Mulheres que abraçaram a causa dos direitos humanos, que se esforçam para a construção de um mundo mais humano, mais justo e solidário. Em linguagem cristã, posso dizer que tais anseios se traduzem pela expressão “REINO DE DEUS”... Talvez para a sociologia o conceito seja outro!

Simone é de Apodi, como eu; Ana è de Rodolfo Fernandes. Somos gente do mesmo chão, da mesma realidade... foi um grande encontro, e a vida se tece de “encontros”. Para Martin Buber, filosofo judeu, a relação de pessoas com objetos se chama experiência, enquanto a relação entre pessoas se chama “encontro”. Aconteceu realmente um encontro no seu sentido mais profundo: partilha diálogo, afeto, sonhos!
Que venham mais “encontro”!!! obrigado a Ana e Simone, e a Deus, autor da vida e dos “encontros”!

Francisco C. F. Rodrigues

sexta-feira, maio 14, 2010

A 13 DE MAIO NA COVA DA IRIA... (IMAGENS DE UM 13 DE MAIO ESPECIAL)

O dia 13 de maio é sempre um dia especial para o mundo catòlico, mas em 2010 esse dia foi mais especial ainda. Em Fàtima-Portugal, juntamente com milhares de peregrinos, estava um devoto e peregrino muito especial: o Papa Bento XVI! Ao todo estavam "na cova da iria" aproximadamente 500.000 pessoas. Confira algumas imagens!








quinta-feira, maio 13, 2010

PAPA PEREGRINO E DEVOTO EM FÁTIMA

Mesmo sendo uma viagem com uma agenda bastante diversificada e rica, com tantas atividades, o papa chega ao ponto principal de sua visita a Portugal: está em Fátima! Chegou à cidade mariana ontem à tarde, após cumprir um amplo programa em Lisboa, com destaque para o encontro com o mundo cultural, que reuniu as classes artistica e intelectual da capital portuguesa, às 11:00 da manhã no centro cultural de Belém.

O papa chegou a Fatima por volta das 17:30 h, sendo acolhido por uma multidão de fiéis que lotavam a praça do santuário. O primeiro destino de Bento XVI foi a capela das aparições, onde rezou venerando a Virgem Maria. Na sua oração, recordou a devoção que o seu antecessor , João Paulo II, tinha por Nossa Senhora de Fátima. Depois da oração aos pés da virgem, ele dirigiu-se à igreja da Santissima Trindade, onde rezou as vésperas com bispos, padres, seminaristas e religiosos. 


O ponto alto do primeiro dia do papa em Fátima foi a recitação do terço as 21:30 h, com a bênção das velas, que acontece todos os dias. A praça completamente lotada, iluminada pelas velas que os milhares de fiéis portavam, emocionou profundamente o Santo Padre. É interessante destacar a presença do papa em Fátima, uma vez que o objetivo primeiro de sua viagem a Portugal e saudar a Virgem Maria. Ali ele está como um peregrino, como um devoto, embora não deixe de ser o sucessor de Pedro e vigário de Cristo. Hoje, sua agenda continua cheia. Às 10:00 h celebrará com milhares de peregrinos a Santa Missa na praça do Santuário, momento que será o principal da agenda de hoje.

Francisco C. F. Rodrigues

terça-feira, maio 11, 2010

Papa em portugal 2010 - discurso

O PAPA BENTO XVI EM PORTUGAL


Estou acompanhando detalhadamente a visita apostólica do Papa Bento XVI a Portugal. Sem dúvidas, trata-se de um momento importante para toda a Igreja, de modo particular para a Igreja em Portugal. Tenho visto pela TV belas imagens, desde a chegada ao aeroporto até a Missa na Praça do Comércio, centro histórico da capital portuguesa. O discurso inaugural da visita, depois da acolhida no aeroporto, foi feito no mosteiro dos jeronimos, patrimonio historico da humanidade, que constitui um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do mundo.
Saindo do mosteiro, o Santo Padre visitou o presidente da república no Palácio de Belém. Visita importante esta, pois pode resgatar a tradição católica portuguesa, hoje ameaçada pelo secularismo reinante na Europa. Tem sido muito calorosa a acolhida dos portugueses, tanto da parte das autoridade, civis e eclesiásticas, quanto da parte dos fiéis. A praça do comércio estava totalmente ocupada, assim como as vias de acesso e praças visinhas. 
Muito interessante o esclarecimento do próprio papa sobre a visita: uma peregrinação! O objetivo do santo padre é visitar a Virgem Maria no Santuário de Fátima! É claro que uma viagem como esta trará repercussões importantes, penso que um resgate para a fé de muitos portugueses e devotos da virgem Maria. É também um ato de coragem, no momento atual, bastante dificil, deixar Roma e sair pelo mundo afora, sendo foco de críticas constantes na imprensa.
Partindo da lingua comum, das tradições recebidas, penso qualquer que seja o tema relacionado a Portugal é importante para nós brasileiros. Escreverei mais sobre isso no decorrer da visita.
Francisco C. F. Rodrigues

terça-feira, maio 04, 2010

TEÓLOGO DO VATICANO II LANÇA LIVRO SOBRE A SANTÍSSIMA TRINDADE


Um dos grandes peritos do Concílio Vaticano II, René Laurentin, lançou hoje no Ateneo Pontifício Regina Apostolorum em Roma, o seu mais novo livro, intitulado “TRATADO SOBRE A TRINDADE” (Trattato sulla Trinitá, em italiano), pela editora ART.

René Laurentin nasceu em Tours, França, aos 19 de outubro de 1917, é sacerdote católico, autor de diversos livros. Foi um dos teólogos peritos do Vaticano II, sendo responsável pela reflexão sobre a Virgem Maria no mistério da Igreja. Teve grande atuação, juntamente com outros teólogos como Ratzinger, Yves Congar, Hans Kung, Henri de Lubac, Karl Rahner, e outros. Foi professor de teologia em diversas universidades francesas e grande conferencista em todo o mundo. A maioria de seus escritos são na área da mariologia, com destaque para seu estudo sobre a aparição de Lourdes.

Sua nova obra, TRATADO SOBRE A TRINDADE, é segundo o mesmo, uma espécie de testamento teológico, uma síntese de toda a sua produção teológica, tendo como fonte a Santíssima Trindade. Vale lembrar que René Laurentin é um dos poucos teólogos de sua geração que ainda vive.

É uma satisfação para mim conhecê-lo, o mesmo é de uma geração que muito contribuiu para a reforma da Igreja realizada pelo magnífico Concílio Vaticano II. Suas obras sempre tiveram boa aceitação por parte do Magistério. Seus escritos sobre a Virgem Maria eram fontes de inspiração para o Papa Paulo VI, que confessou ser seu leitor assíduo.

Francisco Cornelio F. Rodrigues

REFLEXÃO PARA A QUINTA-FEIRA SANTA – LAVA-PÉS (JOÃO 12,1-15)

A liturgia da Quinta-feira Santa, todos os anos, propõe a leitura de Jo 13,1-15, para a missa da Ceia do Senhor. Esse texto corresponde ao...