segunda-feira, janeiro 30, 2012

DOM BOSCO JOVEM, ROGAI POR NÓS!


Celebramos no 31 de janeiro a memória de São João Bosco, ou simplesmente Dom Bosco. Na verdade é como DOM BOSCO que esse grande santo é conhecido em todo o mundo, dando nome a escolas, praças, ruas, associações, grupos e até a um time de futebol profissional em Mato Grosso.

O fato de ser reconhecido canonicamente pela Igreja como santo é sinal que foi um homem de virtudes. O que mais é recordado de seu legado é o amor incondicional que ele demonstrou pela juventude e a sua marca de grande educador. Assim, resumimos como palavras-chaves de seu apostolado JUVENTUDE E EDUCAÇÃO. Não podemos esquecer a sua grande herança pra Igreja: a família salesiana, a responsável por tornar sempre atual e visível os seus ideais.

Como ex-aluno de uma instituição salesiana de ensino, falo em Dom Bosco com prazer e emoção. Parabenizo os tantos amigos salesianos que tenho e agradeço a Deus pela oportunidade de ter sido assistido em meu caminho de formação por uma pedagogia tão eficiente. Outra grande alegria que condivido aqui a respeito da minha relação com a família salesiana, é que na semana santa de 2010 tive a oportunidade de visitar  a “Casa Mãe” dos salesianos. Lá pude ver o quarto de Dom Bosco, diversas imagens e objetos pessoais, o altar no qual ele celebrava.



O Papa João Paulo II o batizou como “Pai e Mestre da juventude”. Uma de suas preocupações era formar não apenas intelectuais, mas sobretudo pessoas de bem, assim ele dizia aos seus: “sede bons cristãos e honestos cidadãos”. Quando a pedagogia ainda se usava métodos repreensivos, ele propôs o “Sistema Preventivo”, quase revolucionando a prática pedagógica da época. Lembrando, ele nasceu aos 16 de agosto de 1915 e faleceu aos 31 de janeiro de 1888.

Aqui compartilho alguns belos pensamentos de Dom Bosco, e que os mesmos possam inspirar nossa vida:

“Tudo aquilo que sou é para vós. Não quero outra coisa senão o vosso bem intelectual, moral e físico. Por vós estudo, por vós trabalho, por vós vivo e por vós estou até disposto a dar a vida.”

“Trabalhemos como devêssemos viver para sempre e vivamos como se devêssemos morrer a cada dia.”

“O primeiro gesto de amor deve ser usado para conosco mesmos.”

“Uma hora de paciência vale mais que um dia inteiro de jejum.”

“Amai sempre os vossos deveres se desejais fazê-los bem.”

“A familiaridade gera o afeto, e o afeto produz confiança. Isso é o que abre os corações.”

Dom Bosco, rogai por todos nós, especialmente pelos educadores, pelos jovens e por todos os que te seguem!

Francisco C. F. Rodrigues, Roma, 30 de janeiro de 2012.

2 comentários:

  1. bela recordação meu caro amigo. Tenho tido a sorte de conhecê-lo melhor vivendo entre os salesianos. Assim como vc, levarei pro resto da minha vida marcas belas do legado de dom Bosco.

    ResponderExcluir
  2. Amigos, quando criança conheci a história da vida de São Domingos Sávio, aluno de D.Bosco, primeiro jovem não mártir canonizado. Esse menino abençoado foi aluno do abençoado Dom Bosco que nos deixou esse legado de educador. Deus nos abençoe sempre. Paz e Bem

    ResponderExcluir

REFLEXÃO PARA A QUINTA-FEIRA SANTA – LAVA-PÉS (JOÃO 12,1-15)

A liturgia da Quinta-feira Santa, todos os anos, propõe a leitura de Jo 13,1-15, para a missa da Ceia do Senhor. Esse texto corresponde ao...